Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/1499
Authors: Sousa, Poliana Pereira de Freitas
metadata.dc.contributor.advisor: Paula, Andrey Patrick Monteiro de
Title: O ensino de matemática nas classes multisseriadas: um estudo de caso na escola municipal Antônio Fernandes dos Santos
Keywords: Matemática;Classes multisseriadas;Estudo de caso;Escolas;Multisseriate Class;Mathematics Education;Meaningful Learning
Issue Date: 7-Jul-2016
Publisher: Universidade Federal do Tocantins
Citation: Sousa, Poliana Pereira de Freitas . O ensino de matemática nas classes multisseriadas: um estudo de caso na escola municipal Antônio Fernandes dos Santos. 2016. 60 f. Monografia - Curso de Pedagogia, UFT, Tocantinópolis, 2016.
metadata.dc.description.resumo: O presente estudo teve como objetivo investigar o ensino de matemática em classes multisseriadas em uma escola da zona rural de Tocantinópolis. Tal pesquisa é de natureza qualitativa e de maneira mais específica se enquadra no estudo de caso, uma vez que visa a análise de um caso em específico: o ensino de matemática na Escola Municipal Antônio Fernandes dos Santos. Para o alcance do referido objetivo utilizamos como recursos metodológicos de pesquisa: observações em lócus, caderno de registro (diário de bordo), questionário aberto, conversas informais tanto com o professor como os alunos e demais funcionários e estudo bibliográfico. Contudo ao final desta pesquisa foi possível perceber que o ensino de matemática nas classes multisseriadas, neste caso especifico, apresenta-se de maneira positiva, principalmente com relação a formação do professor e sua disposição e comprometimento com o ensino de seus alunos, nesta perspectiva evidenciando-se fortemente o uso de jogos para o ensino de matemática, no entanto observamos também que as atividades ainda apresentam um grau de dificuldade muito baixo em relação aos conteúdos abordados, outra questão observada, se deu ao perceber a ausência de situações ou conhecimentos inerentes as atividades do campo como forma de proporcionar um contexto e o ensino desta disciplina.
Abstract: This study aimed to analyze the way as it does the teaching of mathematics in the context of multi-year classes, for both considering that it is a school of rural Tocantinópolis. Such research is qualitative in nature and more specifically fits in the case study, as it seeks to analyze a specific case: the teaching of mathematics at the Municipal School Antonio Fernandes dos Santos. The nature of work is justified in fact try to answer some concerns about the teacher's attitude toward the teaching of forward content to a multisseriate class with students from different years grouped in the same room, studying the same content and see how it gives the responsiveness of education for the students. Thus the aim of checking if there was possibility of meaningful learning in the face of all these peculiarities is that we propose to use as a methodological research resource: observations locus, record book (logbook), open questionnaire (this happened only for the teacher), informal conversations with both the teacher and the students and staff and bibliographical study. Yet at the end of this research it was revealed that the math teaching in multigrade classes, is presented in a positive way as the contextualization of the contents, considering how decisive factor in student learning, the methodologies used by the teacher. Because although it is multisseriate class uses the same very interesting strategies for the involvement of all.
URI: http://hdl.handle.net/11612/1499
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Poliana Sousa - TCC Pedagogia.pdf1.23 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.