Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/1461
Authors: Silva, Renata Patrícia da
metadata.dc.contributor.advisor: André, Carminda Mendes
Title: Por um Teatro da Escola: táticas e menoridades ao rés do chão
Keywords: Pedagogia do Teatro;ação tática escolar;Educação Menor;Escola como espaço cênico;formação de professores
Issue Date: 2019
Publisher: Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Artes do Instituto de Artes
Citation: SILVA, Renata Patrícia da. Por um Teatro da Escola: táticas e menoridades ao rés do chão. 2019.330f. Tese (Doutorado Dinter em Artes) – Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Instituto de Artes e Universidade Federal do Tocantins, Programa de Pós-Graduação em Artes, São Paulo, 2019.
metadata.dc.description.resumo: Esta tese, constituída por narrativas caminhantes de uma professora andarilha discorre a respeito de um teatro da escola, partindo da compreensão da docência como uma ação tática. Para tanto, considera-se que a instituição escolar é um ambiente que se caracteriza pelas formalidades disciplinares e os saberes-fazeres de seus praticantes ordinários (CERTEAU, 2013). Diante disso, pondera-se que o teatro transita pelos territórios das formalidades disciplinares e, dentro deles, pode encontrar possibilidades para (re)significar-se nas ações de professores(as) e alunos(as) em suas práticas no/do cotidiano escolar. Para tanto, a pesquisadora colocou-se na condição de viver a experiência da docência em teatro na escola, por meio de um projeto em três instituições de Educação Básica da rede pública do estado do Tocantins. A partir disso, produziu-se uma pesquisa narrativa, entrelaçando autores do cotidiano e referenciais bibliográficos, que atuaram como lentes metafóricas e possibilitaram pensar as instituições de ensino a partir dos conceitos de: Espaço Disciplinar; Espaço Praticado e Espaço Teatral. Nessa discussão, o intuito foi apontar a multiplicidade de práticas que habitam a instituição escolar, demonstrando que ela pode abrigar diferentes espaços em um mesmo lugar. Desta forma, na intenção de investigar a docência como ação tática, essa pesquisa defende que um teatro da escola é uma ação pertencente às menoridades do cotidiano. Por isso, essa tese não busca atuar como uma prescrição ao fazer teatral nesses espaços, uma vez que ao discorrer sobre um teatro da escola, a pesquisadora, ao narrar suas experiências de encontro com o outro, deseja apontar o quanto esse fazer conjunto é fundamental na construção de um teatro da escola e na ação docente como tática. Por isso, um teatro da escola, entrelaça uma atitude tática que não está em programas formativos, não está prescrita na formação acadêmica ou mesmo nos livros de autores consagrados, mas pode constituir a experiência dos(as) futuros(as) professores(as) no/do cotidiano escolar e provocar (des)construções nos cursos de formação de professores(as), lançando pistas para uma prática ao rés do chão.
Abstract: This thesis, consisting of walking narratives of a wandering teacher, discusses a theater of the school, starting from the understanding of teaching as a tactical action. Therefore, it is considered that the school institution is a place that is characterized by the disciplinary formalities and the know-how of its ordinary practitioners (CERTEAU, 2013). Given this, it is considered that the theater transits the territories of disciplinary formalities and, within them, can find possibilities to (re)signify in the actions of teachers and students in their practices in/of the school daily. To this end, the researcher placed herself in the condition of living the experience of teaching theater in the school, through a project in three institutions of Basic Education in the state of Tocantins’ public school system. From this, a narrative research was produced, interweaving everyday authors and bibliographical references, which acted as metaphorical lenses and made it possible to think about the educational institutions from the concepts of: Disciplinary Space; Practiced Space and Theatrical Space. In this discussion, the aim was to point out the multiplicity of practices that inhabit the school institution, demonstrating that it can shelter different spaces in the same place. Thus, in an attempt to investigate teaching as a tactical action, this research argues that a theater of the school is an action belonging to the minorities of daily life. Therefore, this thesis does not seek to act as a prescription for theatrical performance in these spaces, since when discussing a theater of the school, the researcher, when narrating her experiences of meeting with the other, wishes to point out how much this make together is fundamental in obtaining a theater of the school and teaching action as a tactic. Therefore, a theater of the school, intertwined with a tactical attitude that is not in training programs, is not prescribed in academic education or even in the books of established authors, but may constitute the experience of future teachers in/of the daily school life and it causes (dis)constructions in the teacher training courses, throwing clues for a practice on the ground floor.
URI: http://hdl.handle.net/11612/1461
Appears in Collections:Teses

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Renata Patricia da Silva - Tese.pdf2.91 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.