Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/1388
Authors: Serafim, Pedro Alexandre
metadata.dc.contributor.advisor: Santana, Ana Carmem de Sousa
Title: Uso das mídias no meio educacional: um estudo a partir das realidades em um estabelecimento público de Educação Infantil em Arraias-TO
Keywords: Mídias;Educação Infantil;Formação de professores;Media;Early childhood education;Teacher Training;Practices;Educação
Issue Date: 25-Sep-2019
Publisher: Universidade Federal do Tocantins
Citation: SERAFIM, Pedro Alexandre. Uso das mídias no meio educacional: um estudo a partir das realidades em um estabelecimento público de educação infantil em Arraias-TO. 2019. 40f. Monografia(Graduação) - Curso de Licenciatura em Pedagogia, Universidade Federal do Tocantins, Arraias, 2019.
metadata.dc.description.resumo: Esta pesquisa teve como intuito saber como ocorre o uso das mídias na educação, tendo como campo de estudo um estabelecimento público de educação infantil. Neste, buscou- se compreender de que forma as mídias são utilizadas no meio educacional a partir de uma pesquisa qualitativa. Com uso da observação participante e da aplicação de questionários, buscou- se coletar dados e informações sobre o uso das mídias, as concepções dos professores a respeito da mesma e conhecer como as mídias são utilizadas pelos educadores. Diante do exposto, a análise aponta para a utilização da mídia de maneira irregular, revelando a necessidade de formação e conscientização visando à melhora da prática com apoio das mídias. Tal achado proporciona o desafio de realizar outras pesquisas e ações que busquem estimular os professores a uma reflexão sobre a importância do uso das mídias nas dinâmicas executadas no espaço escolar.
Abstract: This research aimed to the use of media in education, having as a field of study an instrument of early childhood education. In this case, we looked at how the media are used in the educational environment from a qualitative research. With the use of participatory observation and the application of questionnaires, we sought to collect data and information about the use of the media, as well as the conceptions of teachers as the same and how the utilities are used by educators. In view of the above, an analysis that aims to use the media in an irregular manner, revealing the need for training and awareness focused on the practice of media support. This is a mechanism that allows the evaluation of other initiatives and actions that trigger the learning of teachers about the school exercise of the media in the dynamics performed in the school space.
URI: http://hdl.handle.net/11612/1388
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Pedro Alexandre Serafim - TCC Monografia - Pedagogia.pdf702.33 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.