Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/1285
Authors: Silva, Lôany Gonçalves da
metadata.dc.contributor.advisor: Francisco, Welington
Title: Casos investigativos e estratégias enunciativas: um diálogo entre a argumentação e a aprendizagem química de estudantes em nível superior
Keywords: Argumentação; Ações Verbais; Estratégias Enunciativas; Argumentation; Verbal Actions; Enunciative Strategie
Issue Date: 15-Mar-2019
Citation: SILVA, Lôany Gonçalves da. Casos investigativos e estratégias enunciativas: um diálogo entre a argumentação e a aprendizagem química de estudantes em nível superior. 2019. 67f. Dissertação (Mestrado em Química Ambiental) – Universidade Federal do Tocantins, Programa de Pós-Graduação em Química Ambiental, Gurupi, 2019.
metadata.dc.description.resumo: A argumentação no Ensino de Ciências proporciona o debate, a apresentação de ideias e de pontos de vista, além da possibilidade dos estudantes produzirem enunciados de justificativas e relações causa-efeito. Nessa perspectiva, o objetivo desse trabalho é identificar e ressaltar os tipos de interações e ações verbais específicas nos enunciados dos estudantes que beneficiaram à argumentação e a discutibilidade sobre os conceitos de reações de eliminação e substituição nucleofílica por meio de uma atividade em sala de aula, planejada a partir de um caso investigativo na vertente do debate íntimo. O debate íntimo é conhecido como um debate estruturado que trata de temas controversos, o que favorece a rede de interação entre os estudantes durante sua realização. Esta pesquisa é do tipo qualitativa e a produção de dados foi realizada por meio da gravação do júri simulado em que participaram seis estudantes matriculados na disciplina de Reatividade de Compostos Orgânicos da Universidade Federal do Tocantins – Campus de Gurupi. Toda a gravação foi transcrita na íntegra e para a análise foi elaborado um modelo para correlacionar quais ações verbais e interações discursivas favorecem a discutibilidade sobre a temática. Os resultados apontam diferentes níveis de discutibilidade devido aos diferentes tipos de questionamentos proferidos e os níveis de habilidade cognitiva alcançada pelos os estudantes monstrando por vezez a apropriação conceitual durante a atividade. Observou-se que perguntas que exigem maior nível de reflexão e organização de conceitos favorecem a argumentação e a construção de enunciados que evidenciam o domínio conceitual dos estudantes sobre o tema.
Abstract: The argumentation in Science Teaching provides the debate, the presentation of ideas and points of view, as well as the possibility for students to produce statements of justification and causeeffect relationships. In this perspective, the objective of this work is to identify and emphasize the types of interactions and specific verbal actions in the statements of the students that benefited the argumentation and the discussion about the concepts of nucleophilic elimination and substitution reactions through a classroom activity, planned from an investigative case on the side of the intimate debate. The intimate debate is known as a structured debate that deals with controversial issues, which favors the network of interaction among students during their realization. This research is of the qualitative type and the production of data was done through the recording of the simulated jury in which participated six students enrolled in the discipline of Reactivity of Organic Compounds of the Federal University of Tocantins - Campus de Gurupi. All the recording was transcribed in its entirety and for the analysis a model was developed to correlate which verbal actions and discursive interactions favor the discursiveness on the subject. The results point to different levels of questionability due to the different types of questioning given and the levels of cognitive ability achieved by the students, showing by the time the conceptual appropriation during the activity. It was observed that questions that require a greater level of reflection and organization of concepts favor the argumentation and the construction of statements that evidence the student’s conceptual domain on the subject.
URI: http://hdl.handle.net/11612/1285
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